Menus

NOTíCIAS E AGENDA DE ATIVIDADES


Ano letivo 2021-22

100 anos, José Saramago

Atividade de todo o agrupamento, coordenada pela Biblioteca Escolar, apoiada pela parceria com o Espaço Miguel Torga e Museus de Vila Real, abriu portas para muitos caminhos experienciais.

Temos um repositório ainda em construção:

Quase no final desta atividade a biblioteca escolar partilha duas experiências:

1 - Vídeo adaptado aos mais novos sobre a obra "O memorial do convento" que foi apresentado aos alunos do 4º. 5º. 6º e parte do 7º ano.
2 - Vídeo dos trabalhos do 7º G à descoberta de Saramago.

A maioria dos trabalhos integrarão as exposições a realizar No Espaço Miguel Torga e Museu da Vila Velha.

SEMANA DA LEITURA


CONVITE

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus convida toda a comunidade escolar a celebrar a leitura, integrando a SEMANA DA LEITURA 22 a realizar de 7 a 11 de março de 2022.
Que haja sempre leituras entre nós!

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


Fase municipal

A realizar dia 3 de março de 2022 em formato ON-LINE.

CURADORIA DE CONTEÚDOS

19 de outubro de 2021

Informa-se que a biblioteca escolar irá realizar um momento formativo não acreditado, on line, integrando a sua atividade BIBLIOTECA EM AÇ@O articulada com o PADDE.

LER E DIVERTIR

O QR Code é um código de barras estilizado que qualquer telemóvel com câmara é capaz de reconhecer e extrair a informação que está invisível.
Queres experimentar?
Vai à biblioteca.

qrCode

CAMPANHA DE BOAS-VINDAS

Considerando que se pretende continuar a reforçar a ligação à biblioteca escolar e exercer em pleno a sua missão, a biblioteca decide continuar a fazer a sua campanha de boas-vindas logo nos primeiros dias de aulas através de cartazes afixados nas portas das salas de aula. Com pandemia ou sem pandemia esta estrutura escolar continua a funcionar em pleno.

PNL 2027 - Plano Nacional de leitura

O PNL2027 (Plano Nacional de Leitura 2027) tem sido um excelente parceiro e uma mais-valia no desenvolvimento da promoção da leitura e da escrita e das múltiplas literacias, nomeadamente, a cultural, a científica e a digital, com um manancial de projetos, iniciativas, concursos e recursos ao serviço da nossa comunidade escolar, com destaque para alguns que já contam com a nossa participação, como o Concurso Nacional de Leitura, o projeto 10 Minutos a Ler e Mediaç@o.

10 Minutos a Ler

Caros coordenadores

No sentido de promover o contacto com o livro e a prática regular da leitura, indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, bem como da consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia dos nossos alunos, a biblioteca escolar, em parceria com o PNL 2027, desenvolve o projeto 10 Minutos a Ler com turmas dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário, desde o ano letivo 2019/20, ano do seu lançamento.
O conceito é simples, ler 10 minutos no início de cada aula. Ler por prazer, ficando a escolha do livro ao critério e gosto de cada aluno.
O projeto tem sido desenvolvido na disciplina de Português e no ano letivo 2020/2021 contou com oito turmas do 2º ciclo, dezanove do 3º e uma do secundário, num total de 624 alunos e catorze professores. No presente ano letivo, gostaríamos de alargar o projeto a mais turmas e a mais disciplinas. Assim, contamos com a divulgação do projeto nos respetivos círculos de coordenação.
Estarei ao dispor para qualquer esclarecimento.

Atenciosamente,

Sofia Doutel (professora AEMM)

FORMAÇÃO

MOMENTO FORMATIVO

PODCAST

com a Biblioteca


PRIORIDADES DA BE
CURADORIA DIGITAL
27 de abril de 2021 às 11h
Classroom - Equipas da biblioteca escolar


Integrado na Semana da Leitura 2021, a BE preparou um momento formativo, dedicado ao tema da Poesia e destinado a todos os professores de Português do 2º e 3º ciclos, onde serão apresentados e disponibilizados recursos e atividades para o enriquecimento da biblioteca pessoal de cada docente.
A sessão será assíncrona, na Classroom da Biblioteca Escolar | Equipas, dia 12 de março e estará disponível a partir das 10:00 até ao final do mês.
Os docentes que ainda não estiverem inscritos na Classroom, receberão um convite para depois terem acesso à sessão.

Boa semana, com muitas leituras!

CONVITE

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus convida toda a comunidade escolar a celebrar a leitura, integrando a SEMANA DA LEITURA 21 a realizar de 8 a 12 de março de 2021.

Ler, pode ser em qualquer lugar.

PROGRAMA

CARTAZ

PLANO

LINKS

A BIBLIOTECA INFORMA

As bibliotecas do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus possuem uma nova página na rede social Facebook, desta vez pública, o que permite uma maior divulgação e partilha.

Siga-nos e comente

Adira aos grupos para estar mais perto da biblioteca

LIGADOS PELA LEITURA
10 MINUTOS A LER

Concurso Nacional de Leitura 2020-21 / Fase de escola

CRIANÇAS INVISÍVEIS

2021 Ano internacional de combate ao trabalho infantil - a partir de janeiro 2021

PRIORIDADES DA BE

Momentos formativos

Formação de equipas - setembro 2020

Formação de utilizadores - outubro 2020

Otimização do power point na aprendizagem - 2 a 10/12/2020

Webpage . 13 a 23/02/2021

Poesia - a agendar

Curadoria digital - a agendar

Podcast - a agendar

O PERIGO NÃO SE VÊ!

A biblioteca escolar dá as boas vindas aos nossos alunos e inicia a campanha "O perigo que não se vê", divulgando conselhos úteis para todos se protegerem da COVID-19.

Caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar

A International Association of School Libraries (IASL) lançou o tema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) 2020: Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário